quinta-feira, 28 de julho de 2011

Depressão - 2ª Parte

Sete horas, o despertador corta o silêncio do quarto. Roberto acorda assustado. Sua noite fora interrompida diversas vezes por um sonho estranho. Pensara na morte, na lembrança de sua esposa, dos anos de juventude, de uma antiga companheira da época do Jornal, Lúcia Maria, jornalista determinada que lutara pelos direitos da mulher em plena ditadura militar.
Meio cambaleando, Roberto encaminha-se à velha poltrona. Decorrido alguns minutos, a campainha toca. "Quem será? Há uma década que não recebo visita?", pensou.
Ao abrir aquela porta, seu coração dispara. "Será possível, depois de tantos anos?"
- Olá, Beto. Posso entrar?
- Fique à vontade, Lúcia. Sua casa, minha felicidade - brincou Roberto.
Com o sorriso em face, a velha companheira do Jornal entrou no apartamento. Olhou ao redor, alguns livros espalhados pelo chão, um estante apilhada de clássicos literários, uma escrivaninha de carvalho e a poltrona vermelha decoravam o ambiente.
- Como tem passado, meu velho amigo? - pergunta Lúcia.
- Solitário, com algumas poucas folhas e um dedo de prosa.
- Casou novamente?
- Não.
- E o pessoal do Jornal tem visto?
- Só o Manduca, durante os finais de semana na praça do quartel. Aliás, você, como tem passado? E o seu filho?
- Meu filhho está no Exército, há tempos não o vejo. Minha vida é uma página envelhecida pelo tempo, da qual o leitor nem se lembra dos fatos.
- Que trágica, Lúcia. Quando precisar de um amigo saiba que estou e que sempre estive por aqui.
- Obrigada, ainda nos veremos muito.
Depois dessa prosa amiga, Roberto e Lúcia se encontraram outras vezes, os laços do passado foram se estreitando até que juntos ficaram os anos da velhice. O amor não escolhe idade ou mesmo não se abala pelos anos, sempre se fortalece com os gestos de carinho e de afeto.

Um comentário:

  1. Primo, não está deprimido não, né? Para escrever assim tem de viver um pouquinho da dor e integrar como vc faz tão bem em seus textos.
    Abç e aparece, qualquer dia dou uma incerta pelas bandas turísticas da cidade.
    Abção
    Camilo

    ResponderExcluir